março 24, 2018

Choques de Lucidez #9 |Veja o que mais ninguém vê|

Hoje em dia, a frase "utiliza a tua imaginação" tornou-se tão comum que nos esquecemos que a criatividade nem sempre foi celebrada. No entanto, há 2500 anos atras, era um conceito radical.

"Há estradas que não devemos seguir, exercitos que não devemos atacar, cidades que não devemos cerar. Terra que não devemos conquistar e ordens que não devemos obedecer"


Nos tempos que correm, toda a gente tornou-se obececada em ser "ousada", otimista e feliz a toda a hora. E nesta cultura obececada pela felicidade, até a ausência de um sorriso pode fazer com que as pessoas pensem que há algo de errado connosco. Contudo, o pior é quando nós próprios engolimos essa história.

Nós, seres humanos, estamos equipados com toneladas de emoções diferentes. Quando nos forçamos a estar felizes a toda a hora, colocamo-nos numa posição de autocritica e num estado de infelicidade, pois é impossivél estar à altura desses padrões. 

Até mesmo as boas intenções resultam em más consequencias. Pois se tentarmos agradar a todos, ou mantermo-nos otimistas a todo o custo, automaticamente originará a nossa propria infelicidade.


  • Transformar os momentos Tristes em Oportunidades de Ouro

1. Reconhece. 
Somos humanos e temos dias maus. Temos de aceitar!

2. Rejuvenesce.


É como as quatro estações do ano. No inverno, a Terra descansa para preparar-se para o nascimento da primavera. As arvores perdem as folhas, os ursos hibernam.
O descanso não é um luxo, mas sim, uma necessidade.

3. Entende o poder do "lume brando".
A transição de uma actividade ou emoção para outra.
Permite-nos recolher a força que necessitamos para finalizar uma actividade. Todos nós já passamos por experiências de momentos em que estamos significativamente mais produtivos depois de um periodo de lume brando sendo que, lume brando, não equivale a não fazer nada. E todos nós, temos o nosso proprio estlo de lume brando. Nós necessitamos de estar em lume brando de vez em quando, pois dá-nos força para nos tornarmos ilimitadamente criativos e descontroladamente inovadores.

4. Honra os teus momentos tristes.
Uma grande parte de ser criativo, significa que iremos passar por momentos de tristeza; no entanto, o que fazemos nestes momentos farão toda a diferença. Honra o teu momento triste. Como? É fácil! Aceita-os apenas sem críticas.
(Nota: Não estou a falar de depressão clinica)

Não te preocupes se te sentires de vez em quando triste. É a forma da natureza dizer-te para abrandares e refletires.



Vê outros posts da Rubrica Choques de Lucidez:

  1. Aqui
  2. Aqui
  3. Aqui

Enviar um comentário