abril 06, 2017

|BEDA| Sustentabilidade - Casca de Laranja utilizada para fazer Tecidos, Plásticos e Purificar a Água

O sumo de laranja é apreciado por milhões de pessoas no mundo inteiro e normalmente a casca da laranja vai para o lixo.

Pesquisadores desenvolveram métodos para transformar a casca de laranja num novo tecido, bioplástico e para remover os metais pesados em águas poluídas. 

Fantástico, não acham!
Sustentabilidade
Créditos: http://www.momentforhealth.com
Limoneno – um bloco de construção versátil  

Números recentes estimam que cerca de 20 milhões de toneladas de frutas cítricas são desperdiçadas a cada ano. Cerca de 95% do óleo extraído das cascas é constituído por moléculas de limoneno , um hidrocarboneto líquido incolor conhecido como C 10 H 16 , e este desperdício poderia produzir cerca de 125.000 toneladas de limoneno por ano.  

Qual a utilidade do limoneno? 
Como um hidrocarboneto simples, ele tem muitas semelhanças com os produtos químicos que obtemos a partir dos combustíveis fósseis. 

Plásticos biodegradáveis 

A empresa Tipa Corp criou um novo plástico biodegradável como alternativa viável às poluentes embalagens plásticas feitas de petróleo. A Tipa cria embalagens de plástico que são sustentáveis, não só no decorrer dos processos de produção, mas também na própria embalagem que se decompõe na terra [da mesma forma que uma casca de laranja]. As embalagens biológicas são 100% compostáveis e tem propriedades mecânicas e de durabilidade semelhantes ao plástico comum.


Fibra de laranja   

A Startup italiana Orange Fiber utiliza os resíduos de citrinos, um subproduto da indústria de sumos italiana para produzir fibras têxteis de alta qualidade com um baixo impacto ambiental.

 A nova fibra da Orange Fiber representa uma oportunidade para se fabricar tecidos de alta qualidade “Made in Italy” para moda e decoração sem a concorrência chinesa. A nova fibra de laranja não só é sustentável, pois utiliza os resíduos da laranja que eram deitados fora, mas também é benéfica para a saúde, pois liberta pequenas quantidades de óleo cítrico e vitamina C na pele ao longo do tempo, deixando a pele macia e hidratada segundo as pesquisadoras Adriana e Enrica.


O projeto da Orange Fiber foi premiado no Global Change Award 2015, um evento criado pela Fundação H&M para premiar as 5 melhores tecnologias disruptivas sustentáveis para a indústria da moda. 

Cascas de laranja para remover metais pesados em águas poluídas 

Pesquisadores desenvolveram um método de usar as cascas de laranja para remover metais pesados ​​das águas poluídas. A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Granada na Espanha, juntamente com cientistas do México. Podem consultar um artigo sobre a pesquisa publicado na revista Industrial Crops and Products

Sem dúvida uma maravilha, não acham? Transformar lixo em novos materiais é sem dúvida fenomenal...

Sustentabilidade


Enviar um comentário