novembro 19, 2016

Sabes como funciona a dieta ayurvédica?

Vamos lá descobrir o menu que prioriza os alimentos frescos e orgânicos e que pode variar de acordo com o dosha (humor) de cada um.




Criada na Índia, há 7 mil anos, a dieta ayurveda propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza. Quem segue este plano alimentar, prioriza alimentos frescos, naturais, preferencialmente orgânicos e preparados na hora, mantendo os potenciais nutritivos dos alimentos. Utiliza-se também condimentos e temperos que facilitem o processo do metabolismo.

Deve-se ter em conta, que neste tipo de dieta, devemos riscar do menu alimentos químicos, artificiais, processados, conservados ou refinados além de alimentos preparados com excesso de óleo, sal e açúcar, por serem indigestos.

Os doshas da ayurveda
Existem 5 forças da natureza que se associam para formar o nosso organismo: éter, ar, fogo, água e terra. Estes elementos combinam-se para formar os chamados Prakrittis (ou doshas), que organizam todas as funções físicas, mentais e emocionais necessárias para a vida. Existem, ao todo, três doshas (ou humores) Todas as pessoas possuem os três, mas em proporções variadas. Quando os doshas estão em desequilíbrio, o corpo pode começar a adoecer.
Os doshas caracterizam-se o perfil biológico de cada individuo. Eles são também responsáveis por todos os processos vitais que sustentam o funcionamento do corpo. Cada um deles, dispõe de estruturas físicas, elementos funcionais e mecanismos fisiológicos próprios para comandar todas as funções orgânicas pelas quais eles são responsáveis. Vamos ver cada um deles:

Vata (éter+ar): é o dosha responsável por todos os processos de circulação, movimento e percepção de sensações; tem como características a leveza, estrutura esguia, rapidez nas actividades, fome e digestão irregular, sono leve e interrompido, entusiasmo, vivacidade, imaginação, excitabilidade, mudança de humor, tendência à preocupação, energia física e mental em explosões repentinas.

Pitta (fogo+água): é responsável por todos os processos de transformação e metabolismo do corpo, e governa essas funções através de um sistema de enzimas, desde os alimentos que são digeridos - que se passa na boca - até ao trato intestinal. É caracterizado pela constituição mediana, temperamento empreendedor, gosto por desafios, inteligência aguçada, muita fome, sede e boa digestão, tendência à raiva e irritabilidade sob tensão, aversão ao sol e ao calor e caloroso nas emoções.

Kapha (água+terra): é responsável pela estrutura física, forma material e coesão das diversas substâncias do corpo, que governa essas funções através de um sistema de tecidos orgânicos, materiais de excreção e secreções fisiológicas. Caracteriza-se por uma constituição forte e sólida, energia constante, gestos vagarosos e graciosos, personalidade calma e tranquila, tendência à obesidade, afeição, tolerância e generosidade, tendência à possessibilidade e complacência e busca consolo emocional nos alimentos.

A alimentação de acordo com os doshas
Cada pessoa possui algum dosha predominante. Quem é vata, por exemplo, costuma ter uma estrutura corporal leve, têm um corpo pequeno e com pouca gordura. Já os indivíduos pittas, são de estatura media assim como o seu peso. Os kaphas, por sua vez, são mais pesados e fortes. 
Para descobrir qual o nosso dosha é aconselhável consultar um especialista da área para um melhor aconcelhamento e indicação de qual a alimentação a seguir.
Além da alimentação, o médico indica também rotinas diárias saudáveis, que incluem horários regulares para alimentação, sono, repouso, lazer, actividades físicas e trabalho, além de evitar hábitos nocivos ou tóxicos e o envolvimento com emoções negativas.

Créditos:http://portalestarbem.com.br/tag/ayurveda-na-vida-diaria/

Infelizmente em Portugal, não temos muitos espaços especializados para este fim. No entanto, a alba - Associação Luso Brasileira de Ayurvédica e disciplinas associadas - dispõe de consultas de medicina ayurvédica com um médico especializado. Para marcar uma consulta basta irem ao site da associação que vos deixo AQUI. Lá encontram o contacto para a marcação bem como a localização dos espaço. 

Enviar um comentário