maio 17, 2016

"Pro-Vida" - Microorganismos do Bem!

Hello... Hello...

O tema de hoje é: Probióticos!

Probiótico deriva do grego e significa "pró-vida, o contrario de antibiótico que quer dizer "contra a vida".

Os próbioticos são bactérias benéficas que melhoram a saúde do intestino facilitando a digestão e a absorção de nutrientes. Porque "todas as doenças começam no intestino" como dizia Hipócrates há mais de 2000 anos e só agora começamos a perceber realmente a veracidade de tal afirmação.





A flora intestinal, quando saudável, entre outras coisas, promove a função gastrointestinal normal, fornece proteção contra a infecção, regula o metabolismo e compreende mais de 75% do nosso sistema imunitário. Mas quando está em desequilíbrio leva a alteração da barreira intestinal, aumentando a sua permeabilidade, e como consequência, provocando uma resposta inflamatória sistêmica que tem sido associada a doenças que vão desde o autismo, distúrbio de comportamento e depressão para condições auto-imunes como Tireoidite de Hashimoto, doença inflamatória do intestino, psoríase, asma, alergias , diabetes tipo 1 e artrite reumatoide e , problemas metabólicos diversos como insuficiência cardíaca, obesidade e diabetes tipo 2. 

Infelizmente, várias características do estilo de vida moderno contribui diretamente para uma flora intestinal não saudável:


• Antibióticos e outros medicamentos, como Antiinflamatorios, esteroides, anti-ácidos, etc
• As dietas ricas em carboidratos refinados, açúcar e alimentos processados
• Dietas pobres em fibras fermentáveis
• Toxinas alimentares
• O estresse crônico
• Infecções crônicas


Queres saber quais os microorganismos amigos do nosso intestino?

Em primeiro lugar, a definição mais atual de próbióticos é: suplemento alimentar, rico em microorganismos vivos, que afeta de forma benefica o consumidor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal.
Vários microorganismos são reconhecidos como Probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não acido lácticas e leveduras. As mais conhecidas bactérias que exercem essas funções no organismo são as Bifidobacterium e Lactobacillus.

As espécies de Próbióticos mais utilizadas são:
- Especialmente o Lactobacillus acidophillus
- Lactobacillus casei
- Lactobacillus rhamnosus
- Lactobacillus reuterii
- Enterococus faecium
- Bifidobacterium adolescentis
- Bifidobacterium breve
- Bifidobacterium bifidum
- Bifidobacterium infantis
- Bifidobacterium longum


Quais as funções dos alimentos probióticos no nosso organismo?

  • Previnem e tratam de todos os distúrbios listados na figura acima;
  • Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos fundamentais ao sistemas imune e neurotransmissor;
  • Aumentam a absorção e fixação de cálcio e ferro, além de outros minerais;
  • Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras; portanto na redução do risco de câncer e doenças infecciosas de repetição;
  • Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo se desintoxicar de excessos e venenos;
  • Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.
Os probióticos podem ser componentes de:
1) Alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados e iogurtes,
2) Alimentos fermentados de forma caseira como as coalhadas, queijos, bebidas frutadas, picles e o kefir,
3) Podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.
O que recomendo!
Composição: 
- 12 estirpes bacterianas microencapsuladas: B. longum, B. breve, B. bifidum, B. infantis, B. lactis, L. plantarum, L. casei, L. paracasei, L. rhamnosus, L. acidophilus, L. bulgaricus, S. thermophilus
- Mil milhões de bactérias "boas" por cápsula
- Sem lactose
- Sem glúten

Descrição:
- O Probiotic12 contém, por cápsula, um total de mil milhões de bactérias, subdivididas em 12 estirpes bacterianas diferentes que trabalham ao nível do reforço da flora intestinal e o sistema imunitário.
- A parede intestinal do ser humano é colonizada por bactérias boas – as chamadas bactérias probióticas – e por bactérias nocivas. O equilíbrio natural destas bactérias tem uma enorme influência no bem-estar e na saúde.
- A fórmula Probiotic 12 resulta de um processo de microencapsulagem patenteado e único e em exclusivo para a LR que protege as bactérias durante a sua crítica passagem pelo estômago. Deste modo, elas chegam intactas à sua área de acção, o intestino.
- Contém pré-bióticos, alimentos não digeríveis que beneficiam o hospedeiro por estimular selectivamente o crescimento ou também a actividade das bactérias probióticas residentes no cólon intestinal.
- A ingestão de pré-bióticos aumentam a quantidade de bífido, bactérias presentes no organismo, produzindo ácidos graxos de cadeia curta (ácido acético, láctico, etc.), diminui o pH intestinal, reduz o tempo em que o alimento fica no intestino reduzindo a produção de substâncias putrefactivas no intestino.
- O intestino abarca cerca de 70 por cento do sistema imunológico, do nosso organismo onde as bactérias probióticas desempenham um papel crucial.
- A acção destas bactérias influenciam positivamente as condições gerais de saúde do individuo.


Se quisseres adquirir o Probiotic12 da LR basta contactar-me!

Espero que tenham gostado!
E vocês o que fazem para manter a flora intestinal saudavél?

Enviar um comentário