fevereiro 16, 2016

Os Alimentos, A Saúde e a Doença - Medicina Doméstica - Eliminar Toxinas - Parte 4

Hello... Hello...

Como todos nós já sabemos, os cuidados com a alimentação e a regular utilização de alimentos saudáveis, ajudam a prevenir boa parte dos problemas de saúde.

Decidi então criar uma pequena lista de alguns produtos alimentares que, entre outros, ajudam a eliminar as toxinas do organismo, bem como a resumida descrição dos seus benéficos efeitos.





Aipo: O seu consumo regular ajuda as vias urinárias e protege os rins. Se não fores grande apreciador deste alimento, faz a experiência de fritar algumas tirinhas de aipo em azeite, junta-lhe algumas nozes e consome como acompanhamento, vais ver que é bem agradável!

Alcachofra: São extremamente diuréticas sendo que o seu consumo facilita a eliminação de substâncias tóxicas através da urina. Devemos todos integrar este alimento na nossa dieta habitual, cozendo-as em vapor.

Azeite: Um óleo vegetal muito apreciado, ajuda a melhorar o funcionamento do fígado, da vesícula e dos intestinos.

Cebola: Este é um alimento que concorre para o bom funcionamento do fígado e da vesícula tal como o azeite e ajuda a eliminar líquidos e a oxigenar o sangue. Deve ser consumida crua para potenciar de uma forma mais eficaz os seus efeitos.

Cereais Integrais: Auxiliam na eliminação de toxinas nos intestinos, protegendo-os contra os parasitas.

Cenoura: É extremamente rico em fibras insolúveis e geralmente é eficaz para evitar a obstipação. Podemos consumir em saladas ou sumos e com regularidade.

Espargo: Este vegetal pode ser consumido cozido ou em sopas. As suas fibras solúveis favorecem o transito intestinal, enquanto que o potássio facilita a eliminação de toxinas acumuladas nas vias urinarias.

Limão: Este é sem dúvida um poderoso antioxidante e diurético já muito conhecido por nós. Actua no sangue, ajudando a eliminar toxinas. Ingerir de manhã um copo de água com umas gotas de limão ainda em jejum é um excelente hábito a ser introduzido.

Maçã: Absorve uma boa parte das toxinas, enquanto a fibra ajuda a facilitar o transito intestinal. Pode ser ingerida ao natural, em sumos ou em puré..


Espero que tenham gostado!


Enviar um comentário